O plano audacioso de Deus

freeimages.co.uk workplace images

Graça e paz, meus irmãos!!

Como vocês estão? Mas uma vez eu peço perdão por postar coisas uma vez a cada dois meses (ou mais!), eu tento escrever com mais frequência, mas não tem sido possível. Eu acredito que um dia serei constante.

Nos últimos trinta dias, eu fiz um plano de leitura do YouVersion, onde estudei os livros de João e Atos, por esta razão, no post de hoje, eu gostaria de falar do plano de Deus ao enviar Jesus a terra. As referência são todas do livro de João, mas foi lendo Atos que muitas coisas se fizeram claras para mim.

Não vou focar na simples história que todos conhecemos: Jesus veio, operou milagres, morreu e ressuscitou. Glória a Deus por isso!! Mas eu quero abordar três pontos do que eu chamo “O plano audacioso de Deus:

  1. Jesus quebrou regras
  2. Jesus trouxe salvação para os gentios
  3. Jesus nos deixou o Consolador.

Vamos lá.

1- Em seu ministério na terra, Jesus andou quebrando algumas regras que deixou os judeus da época muito incomodados: Jesus curou no sábado (João 5.10), Jesus não permitiu que a mulher adúltera fosse apedrejada (João 8.1-11), Ele pediu água a mulher samaritana (judeus e samaritanos não se entendiam muito bem. João 4. 1-38), entre outras coisas. E o que eu tiro disso: que Jesus veio para mudar as coisas e os costumes. Isso prova o amor do Senhor, pois em razão de levar a palavra de Deus para outras pessoas, Jesus teve que ir contra o que era considerado correto. E assim que vivemos hoje. Nós vamos na contramão do mundo, contra a corrente, contra o que o mundo considera certo ou normal. Através de Jesus temos o poder de quebrar regras e conceitos com o intuito de levar seu amor às pessoas.

2- Inicialmente, Jesus veio para salvar o povo de Deus, o povo por descendência. Foi promessa de Deus de trazer o salvador, mas o judeus não creram que Jesus era o Messias. Por esta razão, a salvação por intermédio de Jesus se estendeu ao gentios. Ou seja, através da fé, todo aquele que professa Jesus como Senhor e Salvador, é salvo. Antes de morrer, Jesus deu alguns sinais de outros povos seriam salvos por meio do seu sacrifício. Existem vários versículos no livro de João que nos prova isso. Vou citar os meu favoritos:

  • Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:16)
  • E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos (João 11:52)
  • E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. (João 12:32)
  • E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:20-21)

Ou seja, o plano de Deus certamente incluía a salvação dos gentios. E sabe quem são os gentios? Todo o povo não judeu era chamado de gentio. Eu e você somos gentios e mesmo assim somos povo de Deus. Não por descendência como eles, mas somos seu povo por adoção. Você consegue imaginar que entre mais de 7 bilhões de pessoas no planeta Terra Deus resolveu adotar você? Que Jesus quando fez sua oração dizendo que por Ele nós sejamos um, Ele naquele momento de dor que antecedia sua crucificação ele tava rogando por mim e por você também? Era como se Jesus tivesse dizendo: “Pai, eu rogo também pela Nara, para que ela também faça parte dessa unidade que somos!!!” Eu faço parte dos gentios e mesmo assim Jesus veio por mim!! GLÓRIA A DEUS!!

3- Por último mas não menos importante (não mesmo!!): Jesus nos deixou o Consolador que é o Espírito Santo. Antes de morrer, Jesus anunciou sobre o Consolador que haveria de vir. Em conversas com o discípulos, Ele disse que não os deixaria órfãos (João 14.18) e que enviaria o Espírito Santo para os ensinar todas as coisas e os fazer lembrar de tudo o que Ele havia dito (João 14.26). Mas todas as vezes em que Jesus falou do Consolador, nenhuma delas toca tanto o meu coração como quando ele disse: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” (João 16:7). Ou seja, era preciso que Jesus morresse para que o Espírito Santo passasse a habitar em nós.

Eu espero que você tenha percebido os detalhes do plano de Deus ao enviar Jesus a terra. Foi um projeto minuciosamente arquitetado. Eu imagino que quando Ele pensava em cada parte do plano, Ele via que através de mim e de você isso ia valer a pena. É como se Jesus lá naquela cruz visse nossos rostos e em meio dor pensasse: “Estou fazendo isso por você, porque te amo”.

Eu agradeço ao Senhor por essas três coisinhas. E espero que esse texto gigante tenha trazido alguma coisa do Senhor pro seu coração. E que você possa estudar a palavra de Deus a fim de conhece-lo mais profundamente.

Deus te abençoe!!

#Ouvindo: Love Is War – Hillsong United

Um comentário sobre “O plano audacioso de Deus

Me diga o que você achou...