A quem o rei deseja honrar

Renovation of the Notre-Dame de Paris cathedral Treasure MuseumOlá queridos, tudo bem com vocês?

Essa semana eu li o livro de Ester, um dos mais lindos da Bíblia. Todos conhecem a história de Ester, uns mais profundamente, outros menos, mas em geral todos sabem.

A coragem, a fé, a entrega, a obediência demonstradas pela rainha ao longo do livro, são atitudes que me fazem dizer: “Senhor, que eu seja como Ester”. A vida dela deve servir como exemplo para nós cristãos.

Mas hoje eu quero falar sobre Mardoqueu (ou Mordecai), que foi “O homem a cuja honra o rei se agrada”. Quero lembrar da maneira como ele foi exaltado.

Mardoqueu era um homem de Deus. Cuidou de sua prima órfã, salvou a vida do rei e se recusou a prostrar-se perante Hamã (o maior, dentre os ministros reais) e que por conta disso teve a brilhante ideia (só que não) de exterminar todo povo judeu que vivia nos territórios do império do Rei Assuero.

Depois que salvou a vida de Assuero, nada se fez a Mardoqueu. Mas uma noite o rei perdeu o sono e lendo o Livros das Crônicas percebeu que nada havia sido feito ao homem que tinha salvado a sua vida.

O que me chamou mais atenção foi a forma que Deus usou para exaltar Mardoqueu. A Bíblia diz em Ester 6. 6 a 11: “E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradaria o rei para lhe fazer honra mais do que a mim? Assim disse Hamã ao rei: Para o homem, de cuja honra o rei se agrada, tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça. E entregue-se a veste e o cavalo à mão de um dos príncipes mais nobres do rei, e vistam delas aquele homem a quem o rei deseja honrar; e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar! Então disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma omitas de tudo quanto disseste. E Hamã tomou a veste e o cavalo, e vestiu a Mardoqueu, e o levou a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoou diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!”

Hamã pensou que ele era o homem a quem o rei desejava honrar e caprichou no tributo. Ou seja, Deus usou o cara que mais odiava Mardoqueu para definir a sua homenagem.

Não muito tempo depois descobriu-se a conspiração de Hamã contra os judeus, ele foi morto e adivinha quem ocupou o lugar dele como maior ministro do rei? Mardoqueu!

Meu ponto aqui é o seguinte: muitas vezes na nossa vida aparecem Hamã’s. São pessoas que te perseguem, te humilham, intentam contra a tua vida ou contra os teus projetos, falam mal de você no trabalho, na faculdade, na vizinhança, mas não se preocupe “Com teus olhos contemplarás e verás a recompensa dos ímpios” (Salmos 91.8). A honra que está preparada para você, será sua e não há ninguém nesse mundo que seja capaz de tirar capaz de tirar isso de você. Siga o plano de Deus para sua vida, Ele vai te honrar no momento certo e eu te garanto: vai ser de um jeito que você jamais imaginou, será grande e será para glória d’Ele.

Vou deixar para vocês um último versículo que me tocou muito e que mostrou que honra destinada a Mardoqueu não era apenas a passear no cavalo real com as veste reais não: “Porque Mardoqueu era grande na casa do rei, e a sua fama crescia por todas as províncias, porque o homem Mardoqueu ia sendo engrandecido“. (Ester 9:4).

Deus tem coisas grandes para fazer através de nossas vidas. Permaneça firme, observe o exemplo de Mardoqueu e procure ser a pessoa a quem o Rei Jesus deseja honrar.

 

Até a próxima.

Ouvindo: Scandal Of Grace – Hillsong United

 

2 comentários sobre “A quem o rei deseja honrar

  1. Renata Henrique disse:

    É lindo quando Deus nos fala através da Sua Palavra. Devemos ser como Mardoqueu mesmo sem esperarmos ser honrados pelo rei, no entanto, é certo que nossas ações ficarão registradas no livro real. Nada será esquecido para sempre!
    Continua escrevendo Nara… é benção de Deus! Te amo!

Me diga o que você achou...